quinta-feira, 2 de junho de 2011

O massacre de Tlatelolco

Pré-olímpico: O massacre de Tlatelolco,1968


entrada da praca onde ocorrera o massacre
 Cidade do México,1968.

No dia 2 de outubro de 1968,faltando apenas uma semana para o início dos jogos olímpicos da Cid. do Méx.,centenas pessoas foram mortas na praca das tres culturas em tlatelolco.Os jogos transcorreram sob um forte clima de perplexidade e indignacao.Tal acontecimento,conhecido como ´o massacre de Tlatelolco´,

                                                                         

figura como fato fundamental para compeensao do México contemporaneo.Pelo estímulo reflexivo que proporcionou á sociedade,seus grupos,sua intelectualidade e sobretudo pelos desdobramentos políticos que produziu.Os anos 60 foram de profundas transformacoes em todo mundo.O vertiginoso crescimento das cidades,a liberdade sexual,o extraordinário avanco científico,os numerosos movimentos contra-culturais,a guerra fria na política e sua enorme profusao de ideologias etc.O méxico ao longo desta década vinha obtendo um considerável crescimento economico,em uma média de 7% ao ano,porém                  
o entao conhecido como o ´milagre mexicano´ se mantinha através de um forte autoritarismo político nao possibilitando á populacao o acesso real as transformacoes economicas e aos próprios benefícios gerados pelo crescimento.Será diante deste repressivo contexto social que devemos buscar as raízes do     
  amadurecimento político do movimento estudantil mexicano que em 1968 dera início a uma série de manifestacoes e protestos numa dimensao jamais vista na história do mexico  e cujo desfecho trágico continua latejando na memória social deste povo.

                                                                      
                                                                 o desencandear dos fatos          
                   
porta colonial da escola nacional
entre 27 e 29 de júlio em 68 se organizaram as primeiras assembléias estudantis na UNAM. O general Luis Cueto afirma que o objetivo de tais agitacoes era gerar uma situacao de instabilidade para boicotar as olimpíadas. Em 29 de júlio a polícia e o exército ocupam pátios da escola nacional com muita violencia visando desarticular os estudantes.A porta colonial da escola é destruida por um disparo de bazuca.

cartazes de protesto

No mesmo dia estudantes das artes plàsticas e da escola la esmeralda  no Bellas artes  formaram grupos e deram inìcio a uma criativa producao de cartazes,panfletos e fanzines visando denunciar as brutalidades do governo em sua conduta polìtica.Seu alvo principal eram os jogos olìmpicos que com seus altìssimos custos eram realizados em meio a uma farta miserabilidade. Em 26 de setembro,o reitor Javier Barros da UNAM exige imediata saìda do exèrcito do campus universitàrio. Em 28 de setembro è formada uma comissao de negociacoes composta pelo movimento estudantil e membros do governo. em 1 de outubro decidi-se pela continuidade da grande greve escolar jà em andamento e convoca-se uma grande manifestacao para o dia seguinte a ser realizada na praca das tres culturas.
                                                               O   2  de outubro


chegada dos tanques

As 17:00 da tarde comecam a se aglomerar os manifestantes no bairro de tlatelolco. As 17:30 no terceiro andar do edifìcio chihuahua se improvisa uma tribuna.A mestra de cerimonias,Myrtholèia Gonzales ,anuncia o inìcio de uma greve de fome dos presos polìticos. As 18:10 chega um helicòptero militar iluminando toda praca,militares vestidos de civis prendem os dirigentes do movimento estudantil mexicano.Comecam os disparos em direcao a praca. As 18:30 ,depois de meia hora de fogo intenso e continuo ,o caos se deflagra em Tlatelolco. As 19:00 o exèrcito jà detem o controle da praca e chegam alguns tanques militares.

mìdia alinhada ao governo

 Os presos sao conduzidos a diferenciadas carceragens da cidade,os dirigentes sao levados ao campo militar.Durante as 1º horas logo apòs os fatos,o ràdio e a TV haviam anunciado a enorme confusao seguida de um massacre ocorrido na praca das tres culturas.Posteriormente,principalmente apartir do dia seguinte mudou-se de maneira radical a versao que passava a ser transmitida.Toda imprensa passou a apresentar uma espècie de versao oficial capitaniada por uma declaracao do ministro da defesa Barragàn que afirmava ter a Cidade do Mexico sofrido com atuacoes de terroristas estrangeiros,estes teriam recebido o exèrcito com chuvas de balas.                                
Poucas publicacoes confrontaram a versao oficial,tudo indica que a coercao contra os meios de comunicacao nao alinhados foi grande.
A revista por que? ousou destoar da cantinela mas sem muita repercussao.                 

praca sob controle militar 

Otàvio Paz,famoso intelectual,embaixador mexicano na Ìndia renuncia ao cargo deferindo violenta crìtica contra os mètodos brutais que assumira o governo Gustavo Dìas contra os estudantes.     
Uma jornalista italiana,Ariana Fallaci,ferida no tiroteio,alertou a imprensa internacional so que verdadeiramente ocorrera.

A itàlia ameacou retirar sua delegacao atlètica dos jogos,mas com a pressao do comite organizador decidiu-se pelo apoio total e incondicional aos jogos olìmpicos do Mèxico.Assim no dia 5 de outubro
 foi celebrada a recepcao dos atletas de todo mundo na cidade.  



protesto do atletismo que se converteu em uma cèlebre imagem

rara foto  que sobrevivera ao expurgo de imagens!
      Observa-se que nas àreas culturais os efeitos do massacre se fizaram sentir rapidamente ,numerosas foram as crônicas literàrias que surgiram por todo paìs,tais como La noche de Tlatelolco de Elena Poniatowska ou  Dias de guardar   de Carlos  Monsivais ;No cinema o filme El grito de Lopez Arretche foi sem dùvida o mais representativo;Documentàrios se multiplicaram com variadas formas de narrativas  ; Mùsicas,poesias e quadrinhos tambèm se apoiaram na fatìdica referência,mas foi na polìtica que o fato  acabou representando uma espècie de ponto de mutacao da atuacao da esquerda polìtica mexicana. Muitos dos entao envolvidos estudantes viveram uma fortìssima experiência cujo resultado fora uma politizacao e amadurecimento de vossas atuacoes que repercutiram de forma direta na vida do pais. 
cartaz fazendo referencia aos que acabaram presos apòs o massacre
                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário