segunda-feira, 18 de julho de 2011

Surrealismo na selva

                            Sonhos,arquitetura e imaginação de Edward James

             Que morem em minha casa sem fronteiras
               todas as árvores e que cantem em meu
               quintal os pássaros da selva.(Edward James)
                                                        
    

    Edward James chegou a pequena cidade de Xilitla,no estado de San Luis de Potosí,no final dos anos 40.
     apaixonado pela exuberância da natureza local e sobretudo pela enorme quantidade de orquídeas que
     proliferavam pela região,construiu nas proximidades do vilarejo sua residência justo em meio à selva densa. Teve como modelo de inspiração para a estrutura arquitetônica de sua casa,o movimento surrealista europeu, do qual fora participante entre os vanguardistas e um dos maiores mecenas dos artistas desta imaginativa linguagem. Las pozas e los jardins escultóricos de Edward James, como são atualmente conhecidas, hoje são, através do turismo, fundamentais para a cidade de Xilitla, além de representarem uma
construção artística de originalidade inquestionável sem paralelo em todo mundo.
                                                                      
    Edward James
        Nascido em 1907, na Escócia, Edward James passou a infância enclausurado sob rígido sistema educacional. Pertencia à uma família da mais alta nobreza inglesa e era o único homen entre outras cinco irmãs.Seguindo uma disciplina severa que quando violada, era punida com castigos.O jovem James desenvolveu uma personalidade bastante introspectiva chegando até a apresentar transtornos de uma síndrome de perseguição. Filho de um pai ausente (e muitos afirmavam que seu verdadeiro pai era ninguém menos que Eduardo VII ,o rei da inglaterra, que frequentava muito sua casa) e de uma mãe burguesa, vaidosa e insensível, como costumava dizer o próprio James. Edward cresceu pressionado pelas formalidades excessivas da alta classe vitoriana. Aos 12 anos, desenhou na escola uma cidade mágica e secreta rodeada de altas árvores  e sempre dizia que lá nao existiam castigos!Seus biógrafos estão em comun acordo em afirmar que este seria a semente inicial do que décadas depois viria a ser os castelos surreais de Xilitla.
       Aos 14 anos perde seu pai e no mesmo ano se destaca escrevendo poemas na escola saindo vencedor do concurso de jovens talentos,e ,ao contrário do que esperava ,é fortemente repreendido pela mãe, que por planejar para ele um futuro como financista, não o queria envolvido com arte. Ao ingressar em Oxford aos 19 anos, foi como um grande alívio, a  liberdade de morar sozinho, as novas amizades e a vida boêmia da universidade trouxeram grande ânimo para o jovem artista que longe da mãe, pode se dedicar a poesia com mais afinco.Com 21, pode assumir a herança então bloqueada de seu falecido pai além de no mesmo ano herdar de um tio, outra herança milionária!Com uma fortuna impressionante decora seu apartamento em Oxford com vasta tapeçaria gótica, bustos de imperadores romanos (entre os quais um de Calígula) além de outras extravagâncias. A partir de então, viaja bastante por toda Europa, faz safáris na frica e é quando em uma viagem a Catalunha em 1935 que irá conhecer um ilustre jovem artista que irá o influenciar de forma marcante:Salvador Dalí!Este  lhe apresenta suas pinturas  e Edward imediatamente desperta para o surrealismo.Um dia os dois conversando,Edward afirmou a Dalí que a arquitetura seria uma oportunidade para desenvolver o surrealismo em 3 dimensoes,dando mais uma vez indícios do projeto que nascia em sua mente.
                                                                                
       Atuou como mecenas de diversos tipos de arte: escultura,pintura,dança,teatro,música. Entregava mensalmente 200 mil libras para financiar seu genial amigo Dalí.Conheceu e desenvolveu amizade também com o poeta Garcia lorca; com o destacado surrealista André breton; conviveu exilado nos EUA ,durante a segunda guerra, com Stravinsky, Aldous Huxley e com o pscicólogo Erich Fromm além de vários outros expoentes do século XX. Em 37 com a guerra civil espanhola, fogem para sua casa na itália Dalí ,Gala,sua esposa e um amigo dos dois,um jovem promissor cineasta: Luis Buñel !
                                                                                                                                       
       Descobrindo Xilitla
        Em 44 ,com o objetivo de visitar um amigo,viaja ao México a primeira vez. Nesta época a Huasteca potosina (região de rios e lagos onde se localiza Xilitla) era passagem obrigatória para quem vinha dos EUA para a Cidade do México. Ficou particularmente impressionado com as belezas da natureza local e principalmente com as variadas orquídeas da região. Foi então que, ao questionar os habitantes locais sobre essas belas flores selvagens, que irá escutar pela primeira vez o nome Xilitla onde cujas orquídeas silvestres se encontravam em abundância. No outro ano (1945), empreenderá uma viajem a pé de Tamazunchale a Xilitla objetivando admirar as tais plantas. Durante tal trajeto, considerado por Edward espetacular,que ele irá se declarar seduzido e totalmente apaixonado pelo local. Depois de enfrentar demasiados percalços burocráticos, Edward James em dezembro de 1948 irá comprar gigantesco terreno no município de Xilitla.
As famosas piscinas de Edward James.
                                        Uma obra quando sonhada deve possuir
                                    espaços disponíveis para que a imaginação                  
                             do espectador possa preenchê-los.  (Edward James)  
                                                          
Durante os anos da construção (que nunca acabaram por se tratar de um projeto de natureza interminável) Edward se dedicava a supervisionar a obra, inteiramente baseada em seus desenhos, e a plantar orquídeas.Chegou a plantar cerca de 18 mil delas, além de levar muitos animais à região. Estes eram colocados em jaulas enormes. Seu desejo de construir uma espécie de jardin do éden fantástico e idílico era nítido e explícito.Usava também ,por intermédio de uma linguagem sútil, alguns aspectos da arquitetura Maya, Hindu e Chinesa.Seu braço direito e grande amigo mexicano, foi um homen chamado Plutarco Gastelum que dedicou todo o resto de sua vida a ajudar com veemência na realização de las pozas surreais. A obra chegou a empregar 65 famílias de Xilitla ,e por muitos anos ,dado o caráter interminável das construções fantásticas.Foram gastos cerca de 5 milhões de dólares no empreendimento.
                                                                                                                                                      
       Muitos foram os visitantes ilústres dos castelos de E. James . Salvador Dalí (que tinha um aposento reservado com uma banheira)André Breton,Sigmund Freud,Aldous Huxley (que certamente encontrou inspiração para alucinar com a pscicodelia local) e vários outros. Hoje, parte do patrimônio, se encontra abandonado , muitos dizem que pelo grande tamanho da área,o que leva  grupos de aventureiros a adentrarem na selva para acampar nas curiosas estruturas.

imagem de acampamentos clandestinos.
                                                                                                   
aventureiros fazem fogueiras na banheira de Dalí.
E tortilhas...........




  Foi considerado um louco excêntrico pela população local da cidade, uma classe média (pouco) esclarecida, enriquecida pelo plantio de café e que considerava suas construções um enorme desperdício sem nenhuma serventia prática. Em 1962, todas as orquídeas foram destruídas por uma incomun nevasca que atingira toda a região de Huasteca. Depois disso, muito abalado,Edward começa a construir flores de concreto de variadas formas e tamanhos por toda sua área.
flores construídas para reparar as perdas
Se espalham por toda região dos castelos
                                                                                   
 James gostava de especular como as gerações futuras veriam as construções. De fato se converteram em ruínas incríveis rodeadas de mistérios e histórias. As pozas e seus jardins escultórios foram, sem dúvida, um protesto de James. Contra o enclausuramento urbano e cultural do ocidente.Um grito de liberdade de um homen cuja infancia trazia a repressão como lembrança.Cerca de um ano após a morte de edward em 1985 as orquídeas voltaram a brotar...........
Turistas francesas tomam banho nas piscinas surreais de Edward.
Este turista da argentina afirmou "nunca tinha ouvido falar de E. James, mas já é um dos meus artistas favoritos!"
A cortina de bambus como a chamava Edward
Flor da bananeira, fruto que abunda na região

                                                                           
       "O grande ensinamento de Edward James esteve no fato de construir um sonho plenamente contemplativo e filosófico e perfeitamente inútil quanto aos objetivos da praticidade. Assim, burlava o mundo utilitário e progressista do industrialismo,obrigando a todos a refletir sobre o espírito,a natureza e o encontro com si mesmo." (Robert Gúsman)
                                                      


Cidade de Xilitla
Xilitla,Huasteca potosina
                                                                                                      

                         

3 comentários:

  1. Amazing!!What a free spirit!!
    Me lembrou o Parque Guell, em Barcelona. Onde Gaudi tambem fundiu arquitetura e natureza em busca de um santuario.
    Mas a surrealismo, a selva mexicana,e a alma desse poeta.....com certeza criaram algo unico! Magnifico!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tim tim! Beijão pra você. Faço minhas as palavras do hermano argentino : "Nunca tinha ouvido falar de E. James mas já é um dos meus artistas favoritos!" Saudades. Raquelis

    ResponderExcluir